Jornada da Saúde Mental para Profissionais da Educação : ACRACOM

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16/06/2020 | Santa Catarina

Jornada da Saúde Mental para Profissionais da Educação

As aulas não presenciais têm exigido diariamente dos profissionais da educação da rede pública do estado de Santa Catarina muito trabalho, excedendo sua carga horária resultando em cansaço, stress, esgotamento físico, mental e emocional, ao permanecer horas contínuas na preparação de aulas, atendimento aos estudantes e alimentando as plataformas online.   

O SINTE-SC ciente de que seu principal compromisso com essa categoria de colocar essa instituição a serviço das suas reivindicações, por digna e merecida valorização profissional além de buscar sempre ampliação dos direitos para melhoria e qualidade de vida, está lançando essa série de conteúdos para ajudar nesse momento.

A Pandemia e suas consequências tem trazido inúmeros desafios para a nossa saúde. Com o objetivo de propor práticas de atenção à saúde física e mental de todas(os) profissionais da educação, convidamos você para participar da Jornada da Saúde Mental para profissionais da educação.

A proposta consiste em um programa de 21 dias. Porém, você pode acessar em qualquer tempo e experimenta-lo. Esperamos poder ajudar a superar o momento difícil que estamos atravessando trazendo esperança, força e serenidade na convivência com seus familiares, estudantes e em todas as suas relações.  

Secretaria de Saúde do(a) Trabalhador(a) do SINTE-SC

 

Por Denise Beltrame - Psicóloga

Desenvolvi esta programação com o propósito de facilitar a você profissional da educação, o acesso a conhecimentos e técnicas que podem melhorar a sua Qualidade de Vida Mental.

Estamos honradas, então, por ter aceitado nosso convite para participar desta programação.

Neste momento onde tivemos que nos adequar a novas rotinas, inclusive realizar a educação a distância, é necessário que tenhamos um tempo para cuidar de nós.

A jornada acontece em três ciclos, composta de sete dias cada um, sendo um total de 21 dias de práticas.

A programação é composta por texto, áudios e vídeos, que podem ser acessados na página do SINTE no Facebook: https://www.facebook.com/unidospelaeducacao/ ou no YouTube: https://www.youtube.com/user/SINTESC

Gratidão por sua participação e boa jornada!

 

PRIMEIRO CICLO - AUTO CUIDADO

Queridos profissionais da Educação, bem vindas, bem vindos ao primeiro ciclo da Jornada de 21 dias,  que hoje você está iniciando.

 https://www.youtube.com/watch?v=G3CZqZRwoJo&feature=emb_logo

Esta programação foi carinhosamente  preparada para você, é composta de várias orientações e práticas. Você escolhe de acordo com suas necessidades e possibilidades quais irá aderir.

Esse ciclo é composto por sete dias, com três práticas por dia.

Primeira prática:

Quero convidar você a escolher um lugar confortável onde todas as manhãs nos próximos 21 dias, vamos estar no início do dia fazendo  práticas de centramento, auto percepção e programação mental.

É importante que seja um lugar onde você tenha privacidade, e possa dedicar este tempo para estar em contato com você.

É indicado que a prática seja feita antes do café da manhã e tenha consigo um caderno e um copo com água, vamos tomar a água durante a prática.

Iniciando as práticas:

Esta prática corresponde ao primeiro ciclo e você deve repeti-las por sete dias.

 

Vamos sentar numa posição confortável, de preferência no chão, ou numa poltrona ou cadeira. Deixe as mãos sobre seu colo, a coluna ereta e os ombros soltos.

Observe neste momento o ar que entra, o ar que sai, contate com a sensação corporal; observe os pensamentos, perceba se estão ligados ao que passou ou ao que vai acontecer. Após fazer estas observações, respire profunda e lentamente. Repita a respiração lenta e profunda por 5 vezes, soltando os pensamentos e colocando a atenção no presente. Agora observe o propósito de estar realizando essa prática, o que está buscando: Saúde, Paz, Prosperidade, Equilíbrio, Amor; Torne esse propósito bem claro para você.

Tome a água simbolizando a absorção desse propósito em sua prática.

Vamos agora para uma prática de auto-massagem, que proporciona consciência corporal, equilíbrio  e aumenta a auto- estima.

Aqueça suas mãos e vá tocando suavemente seu corpo iniciando pelo couro cabeludo, rosto, ombros, braços, região do peito, tórax e abdômen. Deslize suas maõs também para as pernas, tocando com atenção e intenção suas pernas e por fim massageie seus pés .

Agora fechamos os olhos por 1 min e observamos novamente a sensação corporal, os pensamentos e as emoções após a prática.

Perceba qual a sua necessidade hoje, qual a qualidade que você precisa no dia e vamos fazer uma programação Mental.

Quando fazemos uma programação, expressamos como se o que precisamos já fizesse parte de nós.

Exemplos:

A alegria flui em minha vida.

A tranquilidade flui em minha vida.

Eu me sinto segura em todos os momentos.

Eu me amo e aceito em todos os momentos.

A comunicação flui com sabedoria em minha vida.

Realizo meus trabalhos com criatividade e sabedoria.

Escreva a frase que você escolheu em seu caderno, e repita várias vezes durante o dia, dê à sua mente a direção, afirmando o que você quer.

Cada dia programe conforme a necessidade.

Segunda prática:

Banho de sol:

No horário das 11:00 às 12:00, procure um lugar ensolarado e fique com o mínino de roupas.

Sente-se ou deite no sol, direcione a sua atenção para o prazer de sentir o sol banhando você.

Convide a família para compartilhar este momento com você.

Lembre também de repetir a sua programação mental.

Terceira prática:

Relaxamento com visualização criativa antes de dormir

Comece a se preparar para dormir 90 min antes de ir para a cama.

Estabeleça um horário para se desligar das redes sociais, como uma forma de desacelerar a mente, pelo menos 90 min antes do horário que você costuma dormir.

Vá buscando fazer atividades que vão relaxando a sua mente, ouvir músicas calmas,  ler um livro ou conversar com a sua família.

Antes de deitar para fazer o relaxamento, pegue o seu caderno de anotações e escreva algo do dia que você quer agradecer.

Relaxamento guiado com visualização criativa:

Após deitar, se acomode e respire profunda e lentamente.

Vamos agora fazer ao mesmo tempo que inspiramos uma contração de todo o corpo e ao soltarmos o ar soltamos e relaxamos completamente, repetindo três vezes esta respiração.

Deite-se com o rosto voltado para cima, sinta todo o seu corpo, perceba se tem alguma parte apresentando algum desconforto, aqueça suas mãos e leve a mão direita até o local que você sente algum desconforto.

Após, solte e relaxe completamente.

Imagine uma luz azul clara banhando você, começando pela sua cabeça, testa, olhos, nariz, ouvidos, orelhas, maxilar e boca. Passe a língua em cada dente da boca, e deixe a língua relaxar completamente deixando a boca entreaberta.

Banhe de luz azul clara o pescoço, ombros, braços e mãos, todo o peito, o abdômem, a coluna vertebral, as costas, o quadril, as nádegas, os genitais, as pernas e os pés.

Se sentindo completamente em segurança, você imagina um lugar que é o seu lugar interno de tranquilidade e descanso. Veja como é este lugar, a vegetação, a natureza, as cores deste lugar. Sinta a segurança da terra, a presença da água, a leveza da brisa e o aconchego do sol.

Usufruindo dos benefícios deste lugar você percebe que todo o seu ser vai ser completamente regenerado durante o seu sono.  Você se entrega então para um sono recuperador e profundo. Ao acordar no dia seguinte vai se sentir com disposição, ânimo e equilíbrio para realizar suas atividades, bem como se relacionar com alegria com todas as pessoas.

 

SEGUNDO CICLO – UNIDADE CORPO- MENTE

Nesta etapa quero despertar a sua consciência para a unidade que somos, corpo-mente-emoções. Desta forma, quando cuidamos da mente o corpo se beneficia e vice -versa. Neste ciclo vamos através das práticas, vivenciar esta unidade.

Convido você a estar atento e consciente às suas refeições, tão importante quanto o que comemos é a forma como nos alimentamos. Minha sugestão é que você tenha horários definidos para fazer as refeições e respeite estes horários, se desligue dos aparelhos eletrônicos durante as refeições. Alimente-se com tranquilidade, saboreando os alimentos.

Observe a sua alimentação, pode anotar em seu caderno o conteúdo da sua alimentação e buscar equilíbrio, dando preferência a frutas da época, legumes e cereais integrais. Pode incluir aveia, castanhas e nozes, elas contém nutrientes que fortalecem o cérebro. Observe a quantidade de açúcar, estimulantes como café e outros. Esses alimentos devem ser usados com cautela pois aumentam a ansiedade e agitação mental e física.

E como prática deste ciclo te sugiro que comece o seu dia, tomando um  suco verde, indicado para aumentar a imunidade e disposição.

Vou lhe ensinar como se faz:

1 folha de couve

Meia maçã ou suco de meio limão

Um copo com água

Bater tudo no liquidificador e tomar em jejum.

Vá agora para o local que escolheu para fazer as práticas matinais e fique de pé.

Deixe os pés paralelos com a ponta do pé voltada para frente, abra os pés na largura do quadril, flexione levemente os joelhos encaixe o quadril, solte os ombros e abra o peito ,imagine a coluna ereta, sinta os pés firmemente apoiados no chão, deixe o olhar na linha do horizonte.

Esta é uma posição que permite que você sinta segurança, em sua base.

Agora chame pelo seu nome batendo suavemente no centro do peito.

Sinta o seu poder pessoal fluir, o poder de ser você.

Agora sente-se, feche os olhos e observe neste momento, a sensação que experimenta no corpo, identifique a sensação corporal; observe seus sentimentos; observe os pensamentos que fluem em sua mente perceba se estão ligados ao que passou ou ao que vai acontecer, após fazer estas observações, respire profunda e lentamente, integrando todas as percepções, trazendo para a sua consciência. Repita a respiração lenta e profunda por 5 vezes. Agora olhe para o propósito de estar realizando esta prática, o que está buscando – Saúde, Paz,  Prosperidade, Equilíbrio, Amor, torne este propósito bem claro para você.

Movimentos com as maõs:

 ( veja no vídeo “movimentando as maõs” )      

Segunda prática

Banho de sol cantando e ou dançando:

Seguindo a sugestão da semana anterior, no horário entre 11:00 e 12:00 horas fique 10 min no sol com o mínimo de roupa.

Você vai escolher uma música que gosta e durante o banho de sol pode cantar e dançar, liberte a sua criança interior.

Permita-se desfrutar da Alegria de Viver.

Terceira prática

Relaxamento com visualização criativa:

Antes de deitar para fazer o relaxamento, pegue o seu caderno de anotações e escreva algo do dia que você quer agradecer.

Relaxamento guiado com visualização.

Após deite e se acomode, respire profundamente e lentamente.

Vamos agora fazer ao mesmo tempo que inspiramos uma contração de todo o corpo e ao soltarmos o ar soltamos e relaxamos completamente, repetimos três vezes esta respiração.

Deite-se com o rosto voltado para cima, sinta todo o seu corpo, perceba se tem alguma parte apresentando algum desconforto, aqueça suas mãos e leve a mão direita até o local que você sente algum desconforto.

Após solte e relaxe completamente.

Visualize uma luz branca prateada banhando você, interna e externamente, desde a cabeça até os pés.

Sentindo-se em total segurança e harmonia você  imagina o seu lugar interno de descanso e equilíbrio. Observa os detalhes deste lugar, a vegetação, as cores, os animais, os pássaros . imagina que está caminhando neste lugar, sentindo a segurança da terra, o calor aconchegante do sol, a presença água, o frescor de uma brisa suave acaricia seu rosto, vai caminhando e começa a subir uma montanha, percebendo como é agradável superar os desafios, encontra uma gruta, vai entrando lentamente e ao olhar para o teto percebe muitos cristais que emitem luzes coloridas, você deita e vai recebendo um banho de luz.

Em sua cabeça recebe a luz azul trazendo clareza, na garganta a luz verde trazendo expressão e sabedoria , no peito a luz rosa trazendo amor incondicional, na região do estomago uma luz amarela  trazendo poder pessoal, no baixo ventre a luz laranja trazendo o prazer e a criatividade e no perínio a luz vermelha trazendo vitalidade.

Você se sente em total equilíbrio, saudável absorvendo a vibração das cores em seu ser.

Aos poucos você vai saindo da gruta e vai retornando do seu lugar interno, sabendo que pode voltar a ele sempre que quiser,trazendo para o seu dia a dia o bem estar experimentado neste relaxamento, voltando a sentir seu corpo no aqui e agora , continua dormindo profundamente um sono reparador e vitalizante.

 

TERCEIRO CICLO- CELEBRANDO AS CONQUISTAS E AGRADECENDO

Neste ciclo, vamos despertar nossa consciência para nossas conquistas e desenvolver a capacidade de agradecer. Em nosso dia-a-dia, vamos fazendo várias atividades, realizando muitos desejos e a pressa de conseguir mais, nos impedem de reconhecer o que já conquistamos. Neste ciclo que hoje inicia, convido você para estar consciente dos muitos motivos que temos para agradecer e celebrar.

Vamos iniciar nossa prática fazendo e tomando o suco verde. Vamos agradecer a terra por ter nos dado a couve, beldroega, caruru e o limão,  podemos então desfrutar dessa maravilha revitalizadora.

Agora no local que escolheu para as práticas:

Fique de pé, com os pés paralelos, abertos na largura dos quadris, as pontas voltadas para frente, flexione levemente os joelhos encaixe o quadril, solte os ombros e abra o peito, imagine a coluna ereta, sinta os pés firmemente apoiados no chão, deixe o olhar na linha do horizonte.

Esta é uma posição que permite que você sinta segurança, em sua base.

Agora batendo suavemente no centro do peito, diga EU SOU (nome). Repita três vezes.

Agora sente-se, feche os olhos e observe neste momento, a sensação que experimenta no corpo, identifique a sensação corporal; observe seus sentimentos; observe os pensamentos que fluem em sua mente perceba se estão ligados ao que passou ou ao que vai acontecer, após fazer estas observações, respire profunda e lentamente, integrando todas as percepções, trazendo para a sua consciência. Repita a respiração lenta e profunda por 5 vezes. Torne consciente  o propósito de estar realizando esta prática, o que está buscando – Saúde, Paz, Prosperidade, Equilíbrio, Amor. Deixe que este propósito guie a sua prática.

Auto massagem

Nesta auto-massgem , vamos repetir a prática do primeiro ciclo, porém nossa inteção vai ser de agradecer a cada parte do nosso corpo. A cada toque vamos conectar com a gratidão de poder ter um corpo que nos permite realizar nossos desejos e propósitos.

 

Segunda Prática

Banho de sol cantando e dançando:

Seguindo a sugestão da semana anterior, no horário entre 11:00 e 12:00 horas fique 10 min no sol com o mínimo de roupa .Você pode cantar e dançar a música Eu Agradeço.

Eu sou a grandeza do Universo

As faíscas que brilham na imensidão

De estrela sou chamado muitas vezes

Grande sol que ilumina a escuridão

E sem frescura eu espero ser chamado

Pra trazer a cura preciso ser convidado

Sem mais demora eu já estou ao seu lado

Na mesma hora sente-se aliviado

Não há verdade que eu não vá escutar

É minha linguagem, basta ela saber falar

Para ter tudo aquilo que desejar

E ser agradecido a quem tem para lhe dar

Sou eu que leio todos os seus pensamentos

E vejo o quanto você os tenta parar

Sou eu que vejo quando viram sentimentos

E que não da mais para poder controlar

É nessa hora que eu chego no vento

Nas estrelas e na luz do luar

Venho lhe dar como posso meu alento

E te ajudar aos poucos a de me lembrar

Não exitem em me procurar

Tenho…

Eu agradeço, eu agradeço, eu agradeço

Eu agradeço, eu agradeço

Se as flores se misturam nos canteiros

Os ideais podem também se misturar

Se as cores se complementam nos desenhos

As diferenças podem se complementar

Não há melhor, não há grande nem pequeno

O que há é muito o que trabalhar

Cada um fazendo o seu direito

Só alegria e belezas vão brotar

Deste jardim cujo eu sou jardineiro

E de amor eu sempre vou regar

És a fonte deste amor tão verdadeiro

O meu herdeiro quem eu vou sempre cuidar

Só lhe peço verdade e respeito

Com aquele que te fez e te criou

Esse é um sábio procedimento

Para poder aumentar o seu valor

O resto é só lembrar de agradecer

Para ter sempre paz no coração

Aproveitar tudo o que merecer

E deixar a vida em minhas mãos

Eu agradeço, eu agradeço, eu agradeço

Eu agradeço, eu agradeço

Se as flores se misturam nos canteiros

Os ideais podem também se misturar

Se as cores se complementam nos desenhos

As diferenças podem se complementar

Não há melhor, não há grande nem pequeno

O que há é muito o que trabalhar

Cada um fazendo o seu direito

Só alegria e belezas vão brotar

Deste jardim, cujo eu sou jardineiro

E de amor eu sempre vou regar

És a fonte deste amor tão verdadeiro

O meu herdeiro quem eu vou sempre cuidar

Só lhe peço verdade e respeito

Com aquele que te fez e te criou

Esse é um sábio procedimento

Para poder aumentar o seu valor

O resto é só lembrar de agradecer

Para ter sempre paz no coração

Aproveitar tudo o que merecer

E deixar a vida em minhas mãos

Eu agradeço, eu agradeço.

 

Terceira prática

 Banho com limpeza interna e gratidão à água

Prepare seu banho diário como um carinho para você:

Escolha um sabonete com o perfume que lhe agrada,

               Uma toalha bem macia

Ao iniciar o banho, perceba que você pode soltar todas as informações negativas que recebeu no dia, emoções negativas que sentiu e pensamentos desagradáveis que gerou.

E  sentindo mais levesa, vai se conectando com a água e o seu poder  de nutrir e recuperar, vai se dando conta do caminho que a água faz para chegar até você.

O sentimento de Gratidão vai envolvendo você.

 

Quarta prática

Relaxamento com visualização criativa

 Antes de deitar para fazer o relaxamento, pegue o seu caderno de anotações e veja todas as anotações que você fez dos dias anteriores, escolha a que mais lhe chama a atenção neste momento e lembre da cena com detalhes.

Fica a sugestão para amanhã você fazer um desenho desta cena e colocar num lugar visível como uma lembrança de como temos muito a agradecer.

Relaxamento guiado com visualização.

Após deite e se acomode, respire profunda e lentamente.

Vamos agora fazer ao mesmo tempo que inspiramos uma contração de todo o corpo e ao soltarmos o ar soltamos e relaxamos completamente, repetimos três vezes esta respiração.

Deite-se com o rosto voltado para cima, sinta todo o seu corpo, perceba se tem alguma parte apresentando algum desconforto, aqueça suas mãos e leve a mão direita até o local que você sente algum desconforto, levando a informação de bem estar.

Após solte e relaxe completamente.

Visualize uma luz rosa banhando você, interna e externamente, desde a cabeça até os pés.

Sentindo-se em total segurança e harmonia, você  imagina o seu lugar interno de descanso e equilíbrio. Observa os detalhes deste lugar, a vegetação, as cores, os animais, os pássaros, imagina que está caminhando neste lugar, sentindo a segurança da terra, o calor aconchegante do sol, a presença água, o frescor de uma brisa suave acariciando seu rosto.

Neste lugar de total segurança, você percebe a sua frente um círculo de pessoas, que aos poucos vão lhe abraçando e reconhecendo tudo o que você tem feito a cada uma delas. Você se sente aconchegado neste ninho, percebe a gratidão fluir em seu ser e com ela a compreensão e aceitação, a aceitação de seus antepassados e do caminho que trilharam que possibilitou que chegasse até aqui. Envolve toda esta cena num balão de luz rosa e solta para o universo, simbolizando o amor para a humanidade. Começa a retornar trazendo para o seu dia a dia os benefícios experimentados neste relaxamento. Volta a sentir seu corpo na cama, e continua seu sono regenerador e vitalizador. Acordando no dia seguinte com disposição e alegria para viver um novo dia.

 

Você chegou ao 21 dia!!!

Celebre a conclusão da Jornada, tendo feito práticas por 21 dias, você adquiriu novos hábitos!!!

Como última sugestão escreva uma carta para si mesma, dizendo como se sentiu nesta experiência e como está agora. Fale também sobre o que aspira continuar fazendo em seu dia-a-dia para seguir se cuidando!!!

 

Denise Dela Giustina Beltrame

Coordenou Projeto Cuidar de quem Educa na Prefeitura Municipal de Gravatal

Cursos nas áreas de :

                                       Bioenegética

                                       Psicodrama

                                        Homeostase Quântica Informacional

                                         Coaching Qualidade de Vida

Atualmente facilita grupos com o tema Qualidade de Vida Mental e Emocional

Realiza atendimentos de adolescentes e adultos on-line.

denisebeltrame@hotmail.com

                                                              Gratidão!!!