Qualidade no atendimento, como ser diferente e atrair os clientes? : ACRACOM

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30/11/2016 | Correspondentes

Qualidade no atendimento, como ser diferente e atrair os clientes?

       A qualidade no atendimento tem sido debatida por inúmeras vezes no meio comercial, principalmente no varejo.  No Brasil dados assustam quando se tem comparativos de outros países , inúmeras pesquisas mostram que o nosso país tem deficiência nesta área, desde a qualidade propriamente dita, até mesmo no sorriso dos atendentes.

       Pesquisas também mostram que o preço na hora da compra pode estar em até terceiro lugar, quando o cliente busca um estabelecimento para realizar suas compras, o que ele tem levado muito em consideração é o tratamento que ele recebe, como ele se sente naquele local e aí sim o preço que ele paga, muitas pessoas são taxativas em dizer : “prefiro pagar um pouco mais caro, mas, ser bem atendido”.

       O encantamento do cliente método usado pela Disney e muito estudado por especialista em qualidade de atendimento, mostra que não basta apenas atender,  você precisa encantar.

       Tony Hsieh fundador da  Zappos já dizia: ““As pessoas podem não lembrar o que você fez ou disse, mas sempre lembrarão de como se sentiram.”, ou seja, como a pessoa se sente em estar dentro de um estabelecimento ou no atendimento de determinado local.

       Quando se fala em qualidade no atendimento o processo vai desde o primeiro momento em que a pessoa coloca os pés na loja, o primeiro olhar, o primeiro sorriso, ou a falta dele, tudo isso é levado em consideração na avaliação do cliente, ele quer excelência.

       Mas o que fazer para realmente encantar o cliente? É preciso pensar nos detalhes,  em cada detalhe, na postura, na forma de abordagem, na forma de falar, o desempenho ao mostrar um produto, no conhecer aquilo que vende , é um conjunto de fatores que fará com que o cliente saia do local surpreendido e tenha vontade de voltar. É preciso atrair , reter e fidelizar,  para isso você precisa de diferenciais, fazer o que todos fazem  não te torna especial.

       Fique atento, pois, você só tem uma chance, não dá pra deixar para a próxima visita, ela pode não acontecer, dificilmente um cliente insatisfeito retornará, então,  a hora é agora e não esqueça, o teu  principal e mais importante cliente é aquele que está na sua frente, trate-o da melhor maneira.

Edinei A. Menegon imagem ilustrativa